segunda-feira, 26 de abril de 2010

Verdade: somos nós sábios para ouví-la?



Bom gente, a verdade... já notou como muita gente faz um tipo de pergunta, mas quando ouve a resposta, a pessoa fica chateada?! Analisando bem isso, a pessoa ao fazer esse tipo de pergunta, ela meio que já sabe a resposta. Vamos ao exemplo: alguém pergunta pra você, “Fulano, você me acha grosso?”, Fulano responde, “Cara, acho sim, você de vez em quando fala umas grosseirias, da uma mancada”.

Pra Fulano perguntar isso, aquilo já devia está incomodando ele. Isso acontece muito hoje em dia...é normal a pessoa procurar uma certeza além da sua pra um certo comportamento, até como forma de ser ajudado.

Mas o que acontece também muitas vezes é a falta de sabedoria pra ouvir. Se Fulano perguntou, o mínimo que pode ser feito é ter sabedoria pra ouvir a resposta e procurar melhorar. A verdade as vezes dói, mas ela liberta, e se a pessoa é sábia pra ouvir e tomar como lição, ela tranquiliza. Como pode uma pessoa saber do erro, pedir ajuda e virar as costas? É bem mais fácil ignorar o erro do que pedir ajuda a alguém neh? Dói menos neh? Na verdade isso é o que muita gente pensa, porque a mente está presa no agora, mas te garanto que vai doer bem mais lá na frente se não for tratado logo, o que as pessoas realmente têm dificuldade é de expressar seus erros e medo de se sentir inferior ao fazer isso, mas todos nós somos pecadores e precisamos ser tratados em áreas diferentes, um ajudando o outro.

A gente faz muito isso com Deus. “Senhor, estou com esse problema, me ajuda a resolver, a tratar, eu reconheço e quero mudar”, quando Deus manda alguém e usa esse alguem em sua vida pra falar, tratar e pra te ajudar, você fala: “Não Fulano, já coloquei nas mãos de Deus, Ele ta tratando, não quero sua ajuda não, você não é meu pastor, etc”. Você não nasceu pra ser sozinho, você está em um mundo cheio de pessoas pra te ajudar, Deus não fez um mundo pra cada pessoa, Ele fez um mundo pra todos, e te deu sua família e seus amigos pra viver em unidade, cada um com suas experiências, e através delas, ajudando a outros, glorificando a Ele com nossas atitudes e reconhecendo as áreas que precisamos de tratamento, pois somos filhos de Deus, irmãos, e nos amamos, queremos o melhor para aqueles que amamos, e amor também é abrir os olhos e atentar pro que está errado. Jesus é a verdade, e quando conhecemos Jesus conhecemos a verdade, nós sabemos o certo e o errado, mas muitas vezes precisamos que Deus use pessoas pra abrir nossos olhos e nos lembrar, e nessas horas temos que pedir pra Deus sabedoria para ouvir e abrir as portas do nosso coração pra querer mudar. O Espírito Santo habita em cada um de nós, e Deus usa cada um de nós. Deus fala conosco de várias formas, a pergunta é: Somos nós sábios e estamos de coração aberto para ouvir Deus falar a verdade e nos tratar através das pessoas, ou Deus só está presente nos púlpitos?

Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de DEUS, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.
(I Coríntios 6: 19-20)

Mestre, qual é o grande mandamento na lei?
E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor ter Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
Esteé o primeiro e grande mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amará o teu próximo como a ti mesmo.
Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas
(Mateus 22: 34-38)

Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos.
E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará
(João 8: 31-32)

Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão.
(Mateus 7: 5)

Nenhum comentário:

Postar um comentário