sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Amor: O dom Supremo



Um dia desses me peguei conversando com minha irmã sobre esse assunto (horas de conversa discutindo se o amor é uma escolha ou um sentimento), creio que todo mundo sabe o que é o amor, mas poucos o entende, ou até ao contrário. O que estou postando não é a verdade absoluta, e sim o que penso sobre o assunto. Muitos podem escolher discordar, ou sentir que devem discordar, talvez porque cada um tenha sua forma de amar.

Alguns tiram o significado do amor de filmes, de novelas, outros acham que a idéia que se passa dele em filmes ou novelas nunca podem acontecer na realidade, sendo que beira a perfeição, e se o amor for o sentimento mais perto da perfeição que existe? Ou uma das escolhas mais perfeitas que se deve fazer? Porque o símbolo do amor é o coração, que matém todo o corpo?

Algo tão bonito, perceptível apenas com um olhar, com o silêncio. Amor de mãe que sabe quando o filho precisa de ajuda. Todos desejam ser amado, mas nem todos amam, escolhem o ódio ao amor, para alguns é mais fácil deixar a pessoa de lado, do que dá atenção a ela quando ela mais precisa. Não há dificuldade nas coisas boas, infelizmente há pessoas que preferem complicar. Muitas vezes a pessoa não sabe o que é o amor porque nunca o teve, e assim não pode dar, tem dificuldade de amar, dificuldade em expressar o amor, que é na verdade expresso nos mínimos detalhes: um abraço apertado, gestos de afeto, atenção, etc. O que é isso que leva um pai a fazer tudo pelo seu filho quando ainda é uma criança inofensiva? Ou a morrer por ele? Que leva uma pessoa que detestava um nome, passar a gostar dele? (neh Naty?!).

Creio que porque ele toma conta do pensamento. Alguns dizem que para saber se é amor, você tem que ouvir sinos bater, o som dos fogos de artifício no ar, o sentimento de que você está no paraíso. Se a mente é para nos encontrarmos com Cristo, o amor é para nos sentir mais perto dEle, nos sentir no Paraíso. Deus nos ama, e Deus é amor, e o amor procede de Deus. Quando se ama alguém, há aquele desejo de mudar, se adaptar a ela, dar o melhor de si, está com essa pessoa em cada momento, bons e ruins, e sempre confiar nela. É realmente fácil “aturar” a pessoa e perdoar, quando se ama. É como devemos nos sentir com Deus e com os outros.

O amor existe de várias formas: amor de família, amor de amigos, amor de cônjuges, amor de Deus (o mais verdadeiro: é fácil falar que daria a vida pelo outro, mas Ele realmente deu), então antes de tudo lembre que você é amado(a) não importa o que aconteça.
Existe também o amor de irmãos em Cristo, uma vez tive a sorte de ouvir a pregação de um sábio pastor que dizia: “você não tem que amar o irmão pelo que ele é ou pelo que ele fez, mas pelo que Cristo fez e faz na vida dele” (Pastor Gelson Ramos). Esse é o amor verdadeiro, não é necessário nada em troca, não existe medo.

Muita gente confunde amor e paixão: Paixão, do latim passione: sentimento excessivo, entusiasmo, impõe a sua razão e vontade, emoção temporária, descontrolável. E finalmente, na bíblia diz que o amor é o dom supremo, não diz que é um dom supremo, e sim o dom supremo que “...tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta…” (I Coríntios 13:7), e Jesus te ama.
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16).
“Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.” (I Coríntios 13:13).
“Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.” (I João 4:7)
“E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele.” (I João 4:16)

5 comentários:

  1. rpz tu leva jeito pra coisa texto muiiiito bom!
    Parabéns, continue escrevendo! =D

    ResponderExcluir
  2. Realmente muito bom! Você leva jeito pra isso. E agora abordando um dos temas que eu mais gosto. ^^
    "Que leva uma pessoa que detestava um nome, passar a gostar dele? (neh Naty?!)." morri de rii! soakoska
    . "Quando se ama alguém, há aquele desejo de mudar, se adaptar a ela, dar o melhor de si, está com essa pessoa em cada momento, bons e ruins, e sempre confiar nela. É realmente fácil “aturar” a pessoa e perdoar, quando se ama" É exatamente isso!
    Continue assim e farei de seu Blog mh leitura obrigatoria. ^^ E com todo o prazer. Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  3. Paulão, ótimo texto!
    Falar de amor é simples(eu acho)porque ele é o que nos faz viver de certa forma, sem o amor de Deus e assim sem sua misericórdia n estariamos vivos, ou sem os cuidados dos pais quando pequenos morreriamos de fome ou frio, sem o amor entre o homem e a mulher não existiria a perpetuação da raça humana. Então se temos a visão de porque estamos vivos logo sabemos o que é amor.
    Gostei da parte que vc falou que quando se ama vc esta disposto a adaptar-se a pessoa.. quando li lembrei logo de Cristo, Ele se "adaptou" a nossa forma humana, se fez sujeito a fome e frio, etc.. é lindo esse amor!
    Deus continue te abençoando e que vc desfrute desse amor a cada dia!
    BeijãO!

    ResponderExcluir
  4. Netinho man...tu tah escrevendo bem, virei seu fã agora...qd crescer quero ser q nem vc...parabens, td de bom! abraço negaum...DEUS TE ABENÇÕE!

    ResponderExcluir
  5. "quando li lembrei logo de Cristo, Ele se "adaptou" a nossa forma humana, se fez sujeito a fome e frio, etc.. é lindo esse amor!"

    essa opinião eu vou colocar aqui como se fosse aquelas opiniões de gente importante que vem na capa de um filme ou de um livro. rs

    Deus se adaptou tbm pra entender pq muitas veses somos tão difíceis e atribulados. O maravilhoso é que Ele entendeu, venceu o pecado e mostrou QUE É possível e COMO É possível vencer o pecado.
    E fazendo uma rápida análise sobre o "COMO É", Jesus entendeu que o fraco dEle era o fato de ser homem(nossa! Deus veio mesmo em forma de homem! Que Deus é esse?). Entendendo isso e não sendo menino no entendimento, deu lugar só para a parte que era e é Deus nEle. Nós podemos fazer o mesmo dando lugar à parte que é Deus em nós: Espírito Santo. É brothers! Um dia deixamos de ser apenas imagem e semelhança. Um dia deixamos de ser apenas em forma de Deus... e passamos a ter o próprio Espírito Divino nessa forma. Façamos pois o que Jesus fez: "sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz." Fl 2:5-8

    Abração netão, Jesus é o Cara, permaneçamos pois, nos caminhos dEle que são maiores e melhores que os nossos. Está entendendo? =]
    Teh mais d;]

    ResponderExcluir